English Bandeira English Español Bandeira Español Deutsch Bandeira Deutsch Italiano Bandeira Italiano Polski Bandeira Polski Nederlands Bandeira Nederlands Português Bandeira Português Français Bandeira Français 中文 Bandeira 中文 日本語 Bandeira 日本語 हिन्दी Bandeira हिन्दी اللغة العربية Bandeira اللغة العربية Русский Bandeira Русский Українська Bandeira Українська עִברִית Bandeira עִברִית Ελληνικά Bandeira Ελληνικά Türk Bandeira Türk Latvietis Bandeira Latvietis Dansk Bandeira Dansk Norsk Bandeira Norsk Íslenska Bandeira Íslenska 한국어 Bandeira 한국어 Suomen Bandeira Suomen Gaeilge Bandeira Gaeilge Bahasa Melayu Bandeira Bahasa Melayu Svenska Bandeira Svenska Čeština Bandeira Čeština
Usuário ÍconeLogin
Português Bandeira Português

Login

 

O caminho certo. “Dividir e conquistar”: filtragem e seleção de dados, configuração das permissões dos utilizadores para a tabela

Benefícios dos relatórios de base de dados

Continuamos a série de artigos “A Forma Certa de Construir Aplicações no Serviço QuintaDB”. No artigo anterior, aprendeu a criar a estrutura correta da base de dados. Se ainda não leu o primeiro artigo desta série, recomendamos que comece por Como criar uma base de dados para uma loja de eletrodomésticos.

Utilizando a mesma base de dados de uma loja de eletrodomésticos como exemplo, iremos considerar as seguintes questões:

- Como transferir os pedidos concluídos para uma mesa separada?

- Como configurar direitos de acesso flexíveis para os gestores aos pedidos dos clientes?

Tabela de vendas

A primeira ideia é clonar ou criar outra tabela e transferir os pedidos concluídos para a mesma de alguma forma. Em seguida, crie tabelas separadas para cada gestor, etc.

Mas este é o caminho errado. Com esta abordagem, apenas desperdiçará tempo valioso e criará entidades desnecessárias que contêm dados redundantes. Em vez disso, criaremos Relatórios, que ajudarão a resolver todas as tarefas descritas acima. A ideia é simples: um relatório é uma seleção de dados de uma tabela de acordo com critérios específicos. Ou por outras palavras, é uma representação de dados armazenada na base de dados como um objeto separado, mas ao mesmo tempo não é independente.

Podemos dizer que relatório é uma tabela “virtual” (lógica), criada a partir de uma tabela “real”. Pode trabalhar com relatórios como se fosse uma tabela normal: ler, editar e criar novos registos. O conteúdo dos relatórios muda dinamicamente com base nos dados das tabelas reais. Quaisquer alterações efetuadas aos dados da tabela são imediatamente refletidas em todos os relatórios. Uma tabela pode conter vários relatórios.[1]

Os relatórios proporcionam os seguintes benefícios:

  • Trabalhar com a aplicação torna-se mais fácil com dados organizados e otimizados;
  • A pesquisa de registos fica mais fácil. Uma pesquisa na base de dados[2] pode conter muitos critérios. Basta criar um relatório com uma seleção de dados pronta, em vez de realizar uma pesquisa complexa repetidamente de cada vez;
  • Torna-se mais conveniente ocultar dados extra dos utilizadores;
  • As definições de direitos de acesso dos utilizadores são simplificadas;
  • Pode criar relatórios para apresentar os resultados numa visualização fácil de imprimir.

 

Utilizando este exemplo, aprenderá a criar os seus próprios relatórios a partir de tabelas. Comecemos pela tarefa: Como transferir os pedidos concluídos para uma mesa separada?

Adicione os campos Data e Estado (botão de opção) ao nosso formulário de Vendas:

Formulário de vendas

Agora pode especificar a data e o estado do pedido. Por comodidade, vamos criar regras de formatação[3] na tabela, para distinguir facilmente os pedidos concluídos dos atuais:tabela com formatação

Na tabela, é necessário fazer uma pesquisa pela coluna Estado para selecionar apenas os pedidos concluídos:

formulário de pesquisa

Obtivemos um resultado de pesquisa. Este será o nosso primeiro relatório. Clique no botão Guardar relatório e especifique o nome. Agora, este relatório incluirá apenas os registos que contêm o valor Concluído na coluna Estado. Podem ser registos novos e adicionados anteriormente, com o estado atualizado.

Note que as regras de formatação que criámos anteriormente para a tabela Vendas não se aplicam ao relatório. Isto foi feito para permitir a formatação personalizada para cada relatório.Relatório de encomendas concluídas

Crie um relatório para encomendas com o estado Processado da mesma forma.

Os relatórios podem ser utilizados como widgets[4] e ligado como um módulo no menu Portal e no Dashboard[5] .Se já personalizou um widget de relatório incorporado no seu website, mas agora precisa de alterar a seleção ou o agrupamento, não apague o relatório e crie um novo. Pode alterar os parâmetros do relatório a qualquer momento. O código do widget na página permanece o mesmo.

Basta abrir a tabela para aceder ao menu "Registos". Para visualizar todos os relatórios da tabela, abra o separador Todos os relatórios ou utilize o menu do lado esquerdo.

Separador Todos os relatórios

Aqui pode alterar os parâmetros do relatório. Para tal, abra o menu de contexto no bloco do relatório e selecione Alterar parâmetros:

alterar os parâmetros do relatório

Nota: se precisar que os utilizadores possam editar os registos no widget, basta ocultar a coluna[6] com um estado, para que os utilizadores não possam alterar o valor nesta coluna. Caso contrário, o registo desaparecerá do relatório. Para os utilizadores do Portal, é necessário configurar o acesso ao nível do campo separadamente.

 

Próxima tarefa: como configurar direitos de acesso flexíveis para os gestores aos pedidos dos clientes?

Digamos que temos três grupos de gerentes na nossa loja. Podemos simplesmente adicionar um campo com uma lista de grupos e, usando uma seleção para esta coluna, gerar relatórios separados (da mesma forma que fizemos uma seleção por coluna de Estado acima).

coluna de grupo

Para gerar relatórios mensais sobre os pedidos concluídos, utilizamos critérios de pesquisa adicionais nas colunas Data e Estado. Por exemplo, vamos criar um relatório para o Grupo 1, que conterá apenas os pedidos concluídos de novembro:
resultado da pesquisa

1. Faça uma pesquisa;

2. O primeiro critério é Grupo = Grupo 1;

3. O segundo critério - Data no intervalo de 01/11/2021 a 30/11/2021;

4. O terceiro critério é o Estado = Concluído.

Deve existir um operador “e” entre todos os critérios.Assim, apenas serão encontrados os registos que cumpram todos os três critérios.


Nota: a melhor forma de restringir os direitos de acesso do utilizador é o Portal. Leia aqui como configurar os direitos de acesso a determinados registos para utilizadores.

Também pode utilizar o campo Proprietários do registo para configurar os direitos de acesso para os utilizadores do portal.

Em suma, podemos concluir que os relatórios são auxiliares insubstituíveis no trabalho com base de dados, o que simplifica em muito o processamento de dados e poupa tempo.

 

Links úteis:

1. Como criar e trabalhar com Reports no QuintaDB

2. Pesquisa no banco de dados. Bancos de dados pesquisáveis ​​on-line

3. Formatação condicional

4. Como criar e integrar a tabela Report ao site

5. Portal and Dashboard

6. Menu "Colunas"